quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O primeiro hambúrguer de laboratório é Holandês! Mas comido na Inglaterra!

Tudo está sendo industrializado nesse mundo! E já que não podemos ficar fazendo experiências com humanos, por que não fazer experiências PARA humanos?

Pois é, na primeira segunda-feira desse mês (05/08/13) foi provado o primeiro hambúrguer feito em laboratório!

Isso aconteceu numa conferência científica de Londres e dois voluntários, o jornalista Josh Schonwald e a nutricionista Hanni Rutzler, provaram a carne feita por holandeses.


Josh comentou que o gosto se parece muito com o do hamburguer tradicional, porém tem menos gordura. Tal comentário bate com o feito pela nutricionista, de que o sabor é muito próximo da carne bovina e que a textura é "perfeita", mesmo não sendo tão suculento.

Richard MacGeow foi o encarregado de preparar essa novidade, processo que foi televisionado por uma rede de TV de Londres. No preparo da carne foram utilizados outros produtos comuns nas receitas de hambúrguer como sal, ovo em pó (isso eu nunca vi ninguém usando, mas vá lá) e farinha de rosca, assim como suco de beterraba vermelha e açafrão para ajustar a coloração da carne.

O biólogo vascular Mark Post, da universidade holandesa de Maastricht, foi o autor da pesquisa e reconhece que a quantidade reduzida de gordura iria ser percebido pelo paladar, mas que o gosto e textura da carne seriam muito próximos do normal.


O hamburguer "in-vitro" consiste em 20 mil fio de proteínas entrelaçadas, cultivadas à partir de celulas tronco bovinas.
Mas vocês podem estar se perguntando, como isso é feito? Bem, não tenho todos os detalhes, mas a resposta base que encontrei foi de que as células tronco são colocadas em um anel, como uma rosca, em torno de um cubo de gel com nutrientes... Essa resposta não me satisfez, mas foi o limite de informação que foi divulgada na mídia.


Para justificar tal pesquisa, o autor comenta que a nossa produção de carne já está no seu limite e não será suficiente para prover o crescimento da demanda dos próximos 40 anos, e que começar a criar carnes em laboratório pode ser uma alternativa ética e ambientalmente sustentável para suprir tal produção.

Será que isso será a solução dos problemas alimentares? Fiquei realmente curioso para saber que gosto isso tem!
Bem, vamos esperar para ver quando isso vai se popularizar!


Abraços, meus caros!
(Notícia e fotos retiradas do site: G1 - Ciência e Saúde )

2 comentários:

  1. hm... não sei se provaria! Essa história de carne in vitro é meio polêmica, assim como os transgênicos.... Ainda sou da filosofia do "não coma nada que tua vó não consideraria como comida".... hahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu provaria por um conceito interno meu de tentar provar de tudo que não vá me envenenar. Mas como comentei com um amigo: não é mais fácil clonar a vaca toda e tirar as partes boas?

    ResponderExcluir