terça-feira, 20 de agosto de 2013

Origem do Hamburguer


Para a maioria das pessoas o hamburguer sempre foi algo comum e parte do nosso dia-a-dia.
Eu mesmo, antes de decidir estudar a fundo esse delicioso ramo da gastronomia mundial, nunca havia me perguntado da onde surgiram esses lanches...

A origem do nome que utilizamos hoje em dia foi muito simples de encontrar e sem muitas divergências entre as fontes.
O nome é baseado na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo.



Na língua alemã clássica, BURG significa uma uma cidade ou refúgio fortificada, e está presente em muitos nomes de locais ao redor do mundo.
O marinheiros alemães dessa região tinham contato com as tribos nômades, que haviam aperfeiçoado a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, para evitar seu perecimento. Este prato não agradava muito pelo fato da carne ser servida crua, mas acredita-se que é dessa base que foi criado o primeiro hamburguer como conhecemos (frito ou grelhado).

Porém, quando comecei a buscar a origem do lanche em si, vi que inúmeras pessoas alegam ter inventado o lanche à base de carne moída "compactada", grelhada e colocada entre duas fatias de pão.
Até hoje nenhuma alegação foi considerada conclusiva e comprovada, de modo que não existe um inventor definitivo (informação que pouco importa para a grande maioria dos apreciadores).
Como curiosidade, aqui vão alguns desses inventores e a forma original de seus hamburguers:

LOUIS LASSEN: Considerado pela Biblioteca do Congresso americano como o cara que vendeu o primeiro hamburguer, em 1900.
Um cliente havia pedido para Louis um lanche quente, mas, como estava sem bifes, ele fez uma espécie de disco (chamado de PATTY em inglês) com a carne moída, dos retalhos dos bifes, e jogou na grelha, servindo entre duas fatias de torradas.


CHARLIE NAGREEN: Alega que, em 1885, vendeu uma almondega entre duas fatias de pão na feira Seymour. Alguns historiadores afirmam que ele batizou o lanche para agradar os imigrantes alemães locais, que estavam acostumados a comer o "Hamburg Steak" ou Filé de Hamburgo.






OTTO KUASE: De acordo com o restaurante americano White Castle, Otto Kuase criou o hamburguer em 1891, cozinhando o hamburger na manteiga e servido com um ovo frito, entre os pães. Após algum tempo, os marinheiros alemães abriram mão do ovo.


OSCAR WEBER BILBY: Sua família alega que ele criou o primeiro hamburguer em 1981, e que é o real inventor pois foi o primeiro a utilizar o pão de hamburger (ou BUN em inglês) para fazer o sanduíche. Este seria o prato comemorativo da família para o feriado de 4 de Julho.
Em 1995, o governador Frnak Keating proclamou que o primeiro hamburguer no pão de hamburguer, foi consumido na Tulsa, Oklahoma em 1891, nomeando a cidade como "O real local de nascimento do Hamburguer".








Muitos outros personagens poderiam ser citados, como os irmãos Frank e Charles Manches, que acabaram com as salsichas de sua venda e tiveram de usar carne picada, ou Flethcer Davis, que foi um dos pioneiros a inserir cebola e mostarda no seu lanche, servindo com um picles como acompanhamento.

Por fim, o hamburguer passou a ter um reconhecimento nacional nos EUA em 1904, quando a Tribuna de Nova York nomeou o hamburguer como "A invenção de um vendedor de comida" e passou a ser considerada uma comida típica de feiras, por sua praticidade de ser comido enquanto se caminha pelo festival.

No Brasil a entrada do hamburguer foi feita pelo americano Robert Falkenburg, que abriu, em 1952, a primeira lanchonete BOB's no Rio de Janeiro, seguindo os padrões tipicamente americanos. Com essa lanchonete foi introduzido no Brasil o Milk Shake e o Sunday.
Na época a lanchonete era muito frequentada por celebridades como Villa Lobos e Booker Pittman (músico de Jazz).


Bom, por hora nossa aula de história fica por aqui! Afinal, por mais que tudo isso seja interessante fica sempre a mesma pergunta no ar...
E QUE HORAS A GENTE COME?!!?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário